[ Lince Ibérico ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Lince Ibérico ]

Mensagem  Admin em Sex Dez 05, 2008 7:28 pm














Introdução/Características
O lince-ibérico é a espécie de felino mais gravemente ameaçado de extinção e um dos mamíferos mais ameaçados. Tem um porte muito maior do que um gato doméstico e o seu habitat restringe-se à Península Ibérica. Apenas existem cerca de cem linces ibéricos em liberdade em toda a Península Ibérica. Aparentemente encontra-se extinto em Portugal.




Habitat/Distribuição
O lince-ibérico existe somente em Portugal e Espanha. A população está confinada a pequenos agregados dispersos, devido aos factores antropogénicos. O lince-ibérico prefere habitats como bosques, matagais e matos densos. Usa como abrigo estruturas em mosaico, com biótopos. O lince-ibérico pode-se encontrar na serra da Malcata,situada entre os conselhos de Sabugal e de Penacor, integrando o sistema montanhoso luso-espanhol da Maseta.




Alimentação
A sua alimentação é constituída por coelhos, mas quando estes faltam ele come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, e muito mais.




Reprodução
Os acasalamentos ocorrem entre Janeiro e Março e após um período de gestação que varia entre 63 a 74 dias nascem entre 1 a 4 crias. O mais comum é nascerem apenas 2 crias que recebem cuidados unicamente maternais durante cerca de 1 ano, altura em que se tornam independentes e abandonam o grupo familiar. Quando nascem 3 ou 4 crias estas costumam entrar em combates por comida ou sem qualquer motivo e acabam por morrer, e daí um dos seus pequenos aumentos populacionais.




Comportamento
É um animal essencialmente nocturno. Trepador exímio. Por dia, poderá deslocar-se cerca de 7 km.
Os territórios dos machos podem sobrepôr-se a territórios de uma ou mais fêmeas.




Curiosidades
- Encontra-se extinto em Portugal, em ambiente natural;
- A sua taxa de natalidade é baixa, pois as crias competem entre elas acabando por sobreviver apenas a mais forte;




Ameaças de extinção
A principal ameaça resulta do desaparecimento progressivo das populações de coelhos, que é a sua principal presa, devido à introdução da mixomatose. A pneumonia hemorrágica viral, que posteriormente afectou as populações de coelhos, veio piorar ainda mais a situação do felino. Outras ameaças são a utilização de armadilhas para coelhos, atropelamentos e a caça ilegal.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum