[ Baleia-Azul ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Baleia-Azul ]

Mensagem  Nunoo em Sex Jan 16, 2009 6:45 pm













Introdução/Características
A baleia azul é um mamífero marinho. Este é o maior animal já vivo, podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso. Possui uma pequena abertura que é visível apenas num curto período, quando a baleia mergulha. Esta abertura pode produzir jactos de água de nove metros de altura. Os pulmões podem conter aproximadamente cinco mil litros de ar.
É o animal mais barulhento. Emite sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis — mais fortes que o som de um avião a jacto — que podem ser ouvidos a mais de 800 quilómetros de distância. O tamanho máximo registado foi de cerca de 33 metros, sendo que a grande parte das baleias ronde os 25/30 metros e podem pesar até 130.000 kg. São os maiores e mais pesados mamíferos da Terra.A longevidade deste animal é de aproximadamente 80 ou 90 anos.




Habitat/Distribuição
A baleia azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora faça migrações sazonais para fugir a águas mais quentes, já que a sua preferência vai para as águas mais frias e ricas em alimento.




Alimentação
A base da alimentação da baleia azul é o Krill, que é um pequeno crustáceo parecido com o camarão com poucos centímetros de comprimento. Uma baleia-azul adulta pode ingerir mais de 3 toneladas de krill por dia.




Reprodução
A gestação deste animal dura cerca de 12 meses, e no final dos mesmos nasce uma cria com 7 ou 8 metros e com mais de 2 toneladas. As baleias azuis atingem a maturidade sexual por volta dos 7 ou 8 anos.




Comportamentos
Este ser vivo realiza migrações sazonais para sair de águas quentes, uma vez que prefere águas frias e ricas em alimento.




Curiosidades
- A cria de baleia azul ingere 600 litros de leite podendo dobrar seu peso numa semana.
- O órgão reprodutor do macho chega a medir 3 metros de comprimento.
- A baleia-azul que mais peso tinha era uma fêmea com 390 toneladas.




Ameaças de extinção
Está em perigo. Estima-se que possam haver no máximo 6000 destes mamíferos na globalidade do planeta.
A causa destes números tão baixos é a caça que lhe foi movida a partir da segunda metade do século XIX e até aos anos 60 do século XX. Durante este período podem ter sido caçadas 350.000 baleias azuis.
Neste momento a espécie é protegida e é proibida a sua caça na maioria dos países.

Nunoo
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum