Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Águia-Real ]

Ir para baixo

[   Águia-Real   ] Empty [ Águia-Real ]

Mensagem  Nunoo Qua Jan 28, 2009 9:54 pm

[   Águia-Real   ] Xuuuic8





[   Águia-Real   ] 90299351dj3





[   Águia-Real   ] 67760130ig7





Introdução/Características
A águia-real ou águia-dourada(Aquila chrysaetos) é uma ave de rapina diurna da família Accipitridae.
Esta espécie apresenta um comprimento de 66 a 100 cm e um peso de 2,5 a 7 Kg. Possui uma envergadura de asas que varia entre 150 a 250 cm. Tal como em todas as aves de rapina, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.





Habitat/Distribuição
Existe na Euroásia e Norte de África e na América do Norte. A área de procriação na América do Norte inclui as zonas norte e centro do México, os Estados da América ocidental como Dakota, Kansas e Texas, também o Alasca, e o norte do Canadá. Durante o Inverno elas podem ser encontradas no Alasca meridional e Canadá, no oeste dos Estados Unidos e México. São vistas algumas em Minnesota todos os Outonos durante a migração e ocasionalmente no rio Mississippi durante o Inverno.




Alimentação
Ela alimenta-se de ratos, toupeiras e pássaros.





Reprodução
A época de reprodução inicia-se em meados de Janeiro e prolongando-se até Maio/Setembro, podendo variar de acordo com a região geográfica. Cada casal pode ter até 10 ninhos, mas só 2-3 são usados habitualmente. Alguns casais usam o mesmo ninho cada ano, enquanto que outros usam os ninhos alternando os anos. O mesmo ninho pode ser usado por gerações. O ninho normalmente é construído num precipício alto, mas podem ser usadas árvores se não existirem precipícios. O local de ninho preferido é onde a presa pode ser avistada facilmente. O ninho pode ser enorme se o local permitir. Alguns ninhos de precipício medem de 2,5 a 3 m de diâmetro por 1 a 1,20 m de espessura. É volumoso e é composto de varas, ramos, raízes, ervas daninhas, e mato. A fêmea é responsável pela maioria da incubação, embora o macho ajude frequentemente. A postura pode ser de 1-4 ovos, no entanto o mais comum é ser de dois ovos. Os ovos apresentam a cor branco sujo e manchas castanhas ou castanhas avermelhadas. A incubação dura 35-45 dias. As crias que nascem primeiro são mais fortes, e matam frequentemente os irmãos menores e mais fracos sem a interferência dos progenitores. A cria é dependente dos seus pais durante 30 dias ou mais.





Comportamento
Formam casais, e um casal precisa de pelo menos 55 km de território para caçar. A sua velocidade comum durante o voo é de 45 a 50 km/h. Sendo já registados mergulhos a velocidades de 320 km/h para caçar uma presa que avistou. A maioria delas no Alasca e Canadá viajam para o sul no Outono quando a comida começa a faltar no norte. Mas nem todas as águias migram; algumas permanecem no Alasca, Canadá meridional e no norte dos EUA.





Curiosidades
- Uma águia pode transportar até 3,6 kg em voo.
- A águia-dourada é conhecida por mergulhar para caçar a sua presa a velocidades calculadas entre 240 a 320 km/h.
- Já foram avistadas a capturar aves voadores tão grandes como gansos.
- Por vezes comem carne putrefata.





Ameaças de extinção
São protegidas pelo governo dos Estados Unidos e são consideradas ameaçadas de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os factores principais que limitam as populações dessa ave. Elas abandonam seus ninhos durante a incubação se foram perturbadas.

Nunoo
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos