[ Camaleão ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Camaleão ]

Mensagem  Admin em Sex Fev 20, 2009 11:24 pm













Introdução/Características
Os camaleões têm a habilidades de se disfarçar no ambiente em que estão. Esta estratégia ajuda-o a proteger-se de potenciais predadores e a passar despercebido por eles.
O comprimento desses répteis é de geralmente 60 cm, podendo atingir um metro de comprimento. Possui patas fortes e uma crista que vai da nuca à cauda.



Habitat/Distribuição
Quanto ao habitat, a maior parte dos camaleões vive na África e em Madagascar, embora algumas espécies também sejam encontradas em partes do sul da Europa, Sri Lanka, Índia e até na Ásia Menor. Diferentes espécies habitam diferentes ambientes, como montanhas, florestas pluviais, savanas e às vezes desertos e estepes. Acredita-se que os indivíduos que vivem nos sectores mediterrânicos europeus derivem de exemplares introduzidos pelo homem em épocas remotas.
Os camaleões habitam, em sua maior parte, árvores. Mas também são achados em alguns arbustos, e algumas espécies vivem no chão, por baixo de folhas. Podem passar de uma árvore a outra graças à sua cauda preênsil e aos pés em forma de pinças.



Alimentação
Alimenta-se de insectos e outros pequenos invertebrados.



Reprodução
Esta espécie chega há maturidade sexual com um ano de idade. No período de reprodução o macho vai átras das fêmeas saindo dos arbustos e árvores. Como o camaleão é muito solitário, a aproximação de outro camaleão, mesmo que seja fêmea, só é permitida na hora de copular. Os camaleões são ovíparos e põem de 30 a 40 ovos, que são depositados no solo. A incubação demora de 8 a 9 meses.



Comportamentos
Todos os camaleões são animais diurnos. Seu período de maior actividade é a manhã, e o final do entardecer. Os camaleões não são caçadores activos. Ao invés disso, preferem se sentar, ficando horas imóveis, esperando uma presa passar por eles.
Os camaleões vivem a maior parte de suas vidas solitariamente, e são bastante agressivos contra outros membros de sua mesma espécie, mesmo que sejam fêmeas. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Os camaleões mordem se forem provocados, mas a mordida não causa dores muito fortes.



Curiosidades
Na simbologia africana, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução com medo de serem atingidos por relampagos



Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum