[ Salamandra ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Salamandra ]

Mensagem  Admin em Sex Fev 20, 2009 11:41 pm













Introdução/Caracteristicas

A salamandra-comum é um urodelo ( um anfibio com cauda) que pode medir até 30 cm de comprimento. Costuma viver nas zonas mais húmidas e frescas de um país. Têm caracteristicas peculiares e podem viver até aos 30 anos.
Uma salamandra adulta tem, normalmente, uma cor negras com manchas amarelas, cada salamandra tem o seu próprio padrão não havendo outro igual entre a sua espécie.
Este animal antes de passar para o ambiente terrestre passam por um estado larvar (larvas) em que vivem na água, a transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre dá-se através de uma metamorfose. As larvas têm, aproximadamente, 1/6 do comprimento das salamandras adultas, e possuem brânquias, estas larvas têm uma caracteristica distinta que é uma mancha clara na zona de inserção de cada membro do seu corpo. Algumas delas, antes da metamorfose, ja possuem algumas manchas amarelas e uma cor mais escura e as brânquias reduzem acentuadamente o seu tamanho.



Habitat/Distribuição Geografica

Esta espécie prefere viver em florestas com árvores de folha caduca, mas na Península Ibérica elas costumam ser encontradas, também, em zonas de matagal mediterrânico.
A distribuição deste anfíbio é muito ampla podendo abranger toda a área entre o norte de África e o norte da Alemanha e entre a Península Ibérica e o Irão.



Alimentação

Os adultos alimentam-se principalmente de insectos como escaravelhos, formigas, moscas e mosquitos e de outros invertebrados como caracóis, lesmas, aranhas, lombrigas e centopeias. As larvas são predadores vorazes, que se alimentam de pequenos crustáceos e insectos aquáticos. Também comem larvas de outras espécies de anfíbios, o canibalismo é um fenómeno frequente entre as larvas.




Reprodução

Machos e Femeas sao muito parcidos excepto na epoca de acasalamento, quando a diferença mais notável é uma glândula inchada ao redor do ventre do macho. Esta glândula produz o espermatóforo, que leva um pacote de espermatozóides na sua ponta. Após o macho tenha conhecimento de um potencial parceira, ele confronta-a e bloqueia o seu caminho. O macho, em seguida, agarra-a com os dentes. Normalmente a Femea tem apenas dois dias de vida e o Macho dois.




Comportamentos

Esta especie é activa durante o fim da tarde e à noite, mas em dias chuvosos está activa durante o dia também.
Passam muito bem despercebidas devido à sua camuflagem e porque passam a maioria das horas do Dia escondidas debaixo de rochas, madeira e outros objectos.



Curiosidades

- As salamandras são muito venenosas, possuindo por toda a pele glândulas com uma toxina irritante de mucosas.
- A salamandra comum acasala em terra firme.
- Os ovos desenvolvem-se dentro do órgão genital da fêmea.

Admin
Admin

Mensagens: 35
Data de inscrição: 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum