Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Suricata ]

Ir para baixo

[   Suricata   ] Empty [ Suricata ]

Mensagem  Admin Sáb Fev 21, 2009 1:17 am

[   Suricata   ] 537842



[   Suricata   ] Nerd10



[   Suricata   ] Coiso



Introdução/Caracteristicas
O Suricata é um pequeno mamifero, de pelo acastanhado, nativo do deserto do Kalahari e o seu nome significa "gato das pedras".
O seu corpo tem de 22 a 30 centrimetros e costumam pesar uns meros 700 gramas.
Possui garras afiadas que lhe permitem escavar e dentes afiados para conseguirem penetrar nas carapaças das suas presas. Outra característica distintiva é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.



Habitat/Distribuição Geografica

O Suricata pode ser enontrado na Africa do Sul, Angola e Namíbia.
Frequentemente o seu Habitat são as Planicies secas dos Desertos Africanos onde o ar é muito arido e com pouca vegetação.



Alimentação
Normalmente o Suricata alimenta.se de insectos como borboletas, larvas de escaravelhos e afins, mas tambem ingere aranhas, escorpiões, ovos, matéria vegetal e alguns pequenos vertebrados.
É relativamente imune ao veneno dos escorpiões, sendo estes, um dos alimentos que mais apreciam.



Reprodução

Os Suricatas atingem a maturidade sexual com cerca de 1 ano. Apesar dos Suricatas se conseguirem reproduzir em qualquer epoca do ano, a maioria dos nascimentos ocorre na Primavera e no Verão; quando as Crias saem pela primeira vez da toca, todos os membros do grupo assistem a este evento rodeando a toca.
Normamente o par Alfa mata as crias dos outros pares só para as suas terem mais hipoteses de sobreviver.
Estudos mostram que o macho se exibe para a Fêmea até ela ceder dando.se assim o acasalamento.



Comportamentos
Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais dividem-se nas tarefas de vigia e proteção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatas são capazes de ensinar as suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar.



Curiosidades
Observam tudo que ocorre à sua volta, como por exemplo, a aproximação de algum outro animal perigoso ao grupo. Além disso, caso algum indivíduo adoeça, todos os outros permanecem próximos a ele, em um acto solidário. O suricata é bem conhecido pelas crianças por ter sido o personagem “Timão” que fez dupla com o javali “Pumba” em uma das mais famosas produções da Disney: “O Rei Leão”.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

https://ap12aanimais.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos