[ Iguana Verde ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Iguana Verde ]

Mensagem  Admin em Sab Fev 21, 2009 1:33 am













Introdução/Características
Ao contrário do que se pensa, as Iguanas crescem bastante, tornando-se em animais com grandes necessidades de espaço. A Iguana Verde adulta está entre os répteis de maior porte da América do Sul, podendo chegar aos dois metros e pesar até 8 kg.
As Iguanas Verdes receberam o seu nome, devido à coloração verde que envergam. Enquanto jovens, as Iguanas apresentam cores mais vibrantes. Em adultas, o verde torna-se mais acastanhado. Têm uma crista que percorre o corpo desde a nuca até à ponta da cauda e uma papada que se desenvolve com a idade. A cauda é longa e chega a constituir metade do comprimento do animal. As Iguanas Verdes têm dedos longos e garras que são vitais para trepar árvores.




Habitat/Distribuição
Encontram-se na América Central e no Norte da América do Sul. Vivem em florestas tropicais húmidas, em mangais e em zonas relativamente áridas mas com abundância de recursos, sempre na proximidade de água. Foram introduzidas, pelo Homem, na Florida.




Alimentação
Os juvenis alimentam-se de insectos, lesmas e vermes, para além de matéria vegetal. Os adultos são principalmente vegetarianos (ingerem frutos, flores e folhas).




Reprodução
É uma espécie ovípara. As fêmeas reúnem-se nos territórios dos machos maiores e acasalam preferencialmente com estes. A época de acasalamento decorre no Outono (primeira metade da estação seca). As posturas ocorrem na segunda metade da estação seca. A fêmea deposita 12 a 40 ovos num buraco que escava em solo arenoso. O período de incubação dura 10 a 15 semanas, ocorrendo os nascimentos durante o final da estação seca ou no início da estação húmida. Atingem a maturidade sexual entre os 16 a 18 meses de idade, com um comprimento mínimo de 23 cm (excluindo a cauda).




Comportamentos
São répteis sociáveis e diurnos, que procuram alimento e apanham sol nas árvores em grupos. No entanto, os machos são territoriais, podendo provocar ou sofrer ferimentos consideráveis nas suas lutas por uma posição de dominância, um maior território ou o acesso às fêmeas. As iguanas-verdes têm hábitos tanto terrestres como arbóreos, preferindo locais de vegetação densa na zona inferior da copa das árvores. Trepam com grande facilidade, com o auxílio dos seus dedos longos e cauda comprida (que pode medir três vezes o comprimento do corpo). São capazes de se defender usando a cauda, embora prefiram procurar segurança atirando-se para a água e nadando com grande agilidade; quando agarradas pela cauda, esta pode quebrar-se segundo pontos de fractura específicos, permitindo-lhes a fuga; em alguns casos, a cauda cresce novamente, em função do local de fractura e da idade do indivíduo.




Curiosidades
- Curiosamente, estes dóceis animais são o que de mais higiénico podemos encontrar nos animais de companhia.
Não têm cheiros característicos, não fazem barulho e não tentam a todo o custo abandonar o seu local privado, as suas saídas são apenas aquelas que o dono entende que deve ter, e nem por isso se sente abandonado.


Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum