[ Jiboia - Constrictora ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Jiboia - Constrictora ]

Mensagem  Admin em Sab Fev 21, 2009 2:07 am













Introdução/Caracteristicas
A jiboia (Boa constrictor) é uma serpente que, apesar de raramente ultrapassar os 3 metros de comprimento, pode chegar até aos 5 metros. Tem uma cor parda, com manchas arredondadas e escuras no dorso e nos flancos. A sua boca é muito dilatável e apresenta dentes nas mandíbulas.
O corpo da jibóia apresenta marcas de tempos passados, nomeadamente vestígios de membros posteriores, dos quais já se libertou há muitas centenas de milhares de anos.
Uma jibóia pode viver até 25 anos e pesar entre 35 e 40 kg.



Habitat/Distribuição
O seu habitat são as copas das árvores das florestas da América do Sul e da América Central, sendo mais encontrada nas florestas densas da Costa Rica e em toda a floresta amazónica.



Alimentação
As serpentes são animais carnívoros que se alimentam de roedores, aves e lagartos. É necessário que sejam alimentados cerca de uma vez por semana com dois camundongos. A freqüência e quantidade da alimentação aumentam de acordo com o tamanho do animal. É muito importante saber a procedência do alimento vivo para que não haja problemas patológicos. Estes alimentos precisam ser vermifugados.



Reprodução
Ao contrário de outras espécies de serpentes, que deixam os seus ovos que depois irão eclodir, esta espécie é vivípara, ou seja, os indivíduos quando nascem já estão perfeitamente constituídos. O tempo de gestação é de 5 a 8 meses. O nascimento das crias dá-se por regra nos primeiros meses do ano, coincidindo com o Verão no hemisfério Sul.



Comportamentos
Existem outras espécies de jibóia, mas a Boa constrictor é a mais comum, e deve o seu nome à forma como liquida as suas vítimas, por constrição. Esta é uma forma que muitas das serpentes não venenosas utilizam para matar. Depois da emboscada levada a cabo para prender o animal alvo do seu ataque, o seu corpo fica enrolado à volta deste, começando a estrangulá-lo lentamente. Sempre que a presa liberta ar dos seus pulmões, a cobra aperta mais, até que a vítima acaba por sufocar e morrer.
Esta espécie tem hábitos de caça maioritariamente nocturnos, daí conseguir que grande parte das suas presas sejam aves, pois enquanto estas dormem e não conseguem ver, a lenta jibóia tem tempo para preparar o ataque e dominar a sua presa.



Curiosidades
- Esta espécie como gasta pouca energia, consegue passar muito tempo sem comer;
- Os Humanos nao se aproximam deste animal com medo de serem comidos, mas esta especie nao consegue comer animais de grande porte tornando-se, no fundo, inofensiva.



Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum