[ Avestruz ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Avestruz ]

Mensagem  Admin em Sex Mar 06, 2009 7:07 pm

















Introdução/Características
A avestruz é uma ave não voadora, originária da África, que tem como nome científico Struthio camelus. É a única espécie viva da família Struthionidae, e do género, Struthio. Pertence à ordem das Struthioniformes - aves não voadoras.
As avestruzes são consideradas a maior espécie viva das Aves e o seu nome científico vem do grego para "camelo pardo".
As avestruzes normalmente pesam de 90 a 130 kg, embora algumas avestruzes machos tenham sido registadas com pesos até 155 kg, avestruzes machos podem possuir de 1,8 m a 2,7 m de altura, enquanto as fêmeas alcançam de 1,7 m a 2 m. Durante o primeiro ano de vida crescem cerca de 25 cm por mês. Num ano uma avestruz pesa cerca de 45 kg.
Possui dimorfismo sexual: nos adultos, o macho tem plumagem preta e as pontas das asas são brancas, enquanto que a fêmea é cinza. O dimorfismo só se apresenta com um ano e meio de idade.
As penas são macias e servem como isolante térmico e são bastante diferentes das penas rígidas de pássaros voadores. Possui duas garras em dois dos dedos das asas. As pernas fortes do avestruz não possuem penas.




Habitat/Distribuição
Habitam nas savanas e no Sahel da África, tanto ao norte como ao sul da zona de florestas equatorial.
A avestruz pode viver em ambientes sensivelmente diferentes, mas sempre em espaços abertos que permitam um campo visual. Estes animais adaptam-se bastante bem ao nosso clima, podendo os adultos permanecer ao livre durante o Inverno frio e chuvoso.




Alimentação
São omnívoros. A sua alimentação é variável consoante a região e a estação do ano. Normalmente, obtêm a água de que necessitam a partir dos alimentos, por isso, as plantas suculentas são muito importantes em áreas secas.
Engolem pequenas pedras e areia para ajudar a digestão.
Estes animais ingerem vários tipos de alimentos como a erva, sementes, milho, luzerna, feno, areia e ainda um granulado apropriado para avestruzes. No entanto, a luzerna é o alimento preferido. Também ingerem insectos e pequenos vertebrados.




Reprodução
A avestruz tem uma reprodução ovípara.
Podem formar-se casais (onde o alimento seja pouco abundante) ou grupos reprodutores, constituídos por um casal dominante e várias fêmeas secundárias.
O macho escava um ninho pouco profundo no chão, num local com boa visibilidade.
Geralmente a fêmea dominante põe de 5 a 11 ovos e as fêmeas secundárias põe de 2 a 6 ovos cada, num ninho comum (estratégia defensiva contra os predadores).
A incubação, realizada pelo macho de noite e pela fêmea dominante de dia, dura 42 a 46 dias.
As crias são nidífugas, isto é, as mães abandonam o ninho precocemente, neste caso, com apenas três dias de idade. Reúnem-se em “creches” relativamente grandes, que podem ser acompanhadas por um ou mais adultos durante cerca de nove meses. Então totalmente crescidos aos 18 meses de idade e a maturidade sexual é atingida aos três a quatro anos.
Têm uma longevidade de 30 a 40 anos.




Comportamentos
Vivem em grupos nómadas de 5 a 50 aves que frequentemente viajam juntos com outros animais ruminantes, tais como zebras e antílopes.
Podem ficar sem água por muito tempo, vivendo exclusivamente da humidade das plantas consumidas, no entanto, gostam de água e tomam banhos frequentemente.
Com visão e audição aguçadas, podem detectar predadores tais como leões a grandes distâncias.
Quando ameaçados, as avestruzes fogem, mas podem também ferir seriamente os seus inimigos através de coices por meio das suas poderosas pernas.




Curiosidades
- têm os maiores olhos das aves terrestres;
- a avestruz é um animal bastante rústico, muito resistente a doenças e tem uma óptima capacidade de adaptação, suportando bem altas e baixas temperaturas.



Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum