[ Tigre-de-Bengala ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Tigre-de-Bengala ]

Mensagem  Admin em Qui Mar 12, 2009 12:02 pm














Introdução/Caracteristicas
O Tigre-de-Bengala chega a Ter uma altura de 1 metro e pode pesar 300 kg. O seu comprimento pode variar entre 1 e 3 metros.
Entre os carnívoros terrestres eles têm os maiores dentes que podem chegar a 10 cm e as maiores garras atingindo os 8 cm. A força da sua mordida é a mais forte entre todos os felinos.
Esta especie de Tigre vive em media 20 anos




Habitat/Distribuição
Até ao começo do século XX, esta especie, habitava quase toda a Índia, mas actualmente encontram-se dispersados por Bangladesh, Nepal, Butão e Myanmar.
O seu habitat natural são os bosques, a Floresta tropical e Terras-altas.




Alimentação
Os Tigres-de-Bengala sao puros carnivoros alimentando-se apenas de carne.
Alimenta-se de uma larga variaçao de animais que partilham o mesmo habitat que ele. Entre outros, é mais frequente este Tigre se alimentar de Bufalos, Veados, Alces, Coelhos e até já foi observado a cumer pequenos macacos, passaros e Cobras.




Reprodução
O acasalamento ocorre normalmente nos meses entre Novembro e Abril mas pode ocorrer em qualquer outra altura.
O periodo de gestação é de 103 dias e nascem de 2 a 5 crias. Estas crias nascem com cerca de 1 kg e são cegas tornando-as muito frágeis. Apesar da Fêmea os alimentar com leite durante 8 semanas, as crias continuam a ser dependes da sua Mãe até atigirem praticamente um ano e meio.




Comportamentos
Graças à camuflagem proporcionada pela coloração e pelo desenho da sua pelagem, que confunde a linha do contorno do seu corpo contra a vegetação, o tigre pode aproximar-se da sua presa sem ser detectado.
Quando está a 20 m de distância, o tigre abaixa-se e depois de se arrastar pelo solo durante um pouco, salta para a frente, para morder o pescoço da sua vítima enquanto a imobiliza pelos ombros ou pelas costas.
Apenas 5% dos ataques do tigre têm êxito. O tigre mata, em média, entre 40 e 50 presas durante um ano, o que equivale a uma a cada oito dias. No caso dos tigres com crias, às quais têm de alimentar, o tempo dedicado à caça é maior.
De músculos fortes e elásticos, o tigre é capaz de matar um búfalo com uma patada e, mordendo-o com as presas.




Curiosidades
- Em toda a Ásia deverão viver em liberdade entre 1700 a 2500 animais;
- Os tigres são bons nadadores, chegando a percorrer mais de cinco quilômetros a nado;
- Os tigres conseguem saltar 9 metros de comprimento e 5 metros de altura.




Ameaças de extinção
A causa de desaparecimento destes majestosos animais tem sido, exclusivamente, o Homem. Os tigres não têm outros predadores e, para além dos caçadores profissionais clandestinos, também as populações abatem tigres com frequência, já que estes atacam os humanos que invadem as suas áreas, e por esse motivo os humanos matam os tigres. O desastre total pode estar próximo, com o desaparecimento para sempre destes animais da Índia, tanto mais que, em liberdade, os tigres-de-bengala não costumam ter uma esperança de vida muito além de 10 anos e a taxa de mortalidade das crias é muito alta, cerca de 50%, dificultando a recuperação da espécie. Já em cativeiro, podem viver mais de 20 anos.



Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum