[ Tubarão-Baleia ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Tubarão-Baleia ]

Mensagem  Admin em Sex Abr 24, 2009 5:52 pm
















Introdução/Caracteristicas
O tubarão-baleia é a única espécie de tubarão que vive em oceanos quentes e de clima tropical, além de ser a maior das espécies de tubarão é o maior peixe conhecido. A sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão possui duas barbatanas dorsais. A cauda tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando o Tubarão chega a adulto a diferença diminui. Os espiráculos do tubarão encontram-se mesmo atrás dos olhos.
O tubarão-baleia não é um nadador eficiente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, é uma velocidade média ao redor dos 5 quilometros por hora.




Habitat/Distribuição
Habita os oceanos tropicais de água quente. Estes Tubarões são frequentemente vistos na Tailândia, nas Maldivas, no Mar Vermelho, na Austrália ocidental, na Reserva Marinha de Gladden Spit, em Belize e nas ilhas Galápagos. São regularmente vistos entre Dezembro e Maio nas Filipinas. Mergulhadores afortunados também encontraram os tubarões-baleia nas Seychelles e em Porto Rico. Entre Dezembro e Setembro, é bem sabido que nadam ao longo da baía de La Paz.




Alimentação
Esta espécie alimenta-se de plâncton, krill, pequenos polvos e outros invertebrados. As várias fileiras de dentes não actuam na alimentação, a água entra constantemente na boca e sai através dos arcos das brânquias. Qualquer material capturado é engolido. Entretanto, também se alimenta de forma activa, explorando concentrações de plâncton ou pequenos peixes através do olfacto.
De acordo com marinheiros, os tubarões-baleia encontram-se nos recifes perto da costa de Belize.




Reprodução
Como ocorre na maioria dos tubarões, os hábitos reprodutivos dos tubarões-baleia são obscuros. Baseando-se no estudo de um único ovo encontrado na costa do México em 1956, acreditava-se que eles fossem ovíparos, mas a captura de uma fêmea grávida em Julho de 1996, contendo 300 pequenos de tubarões-baleias indica que eles são vivíparos com desenvolvimento ovovivíparo. Os ovos permanecem no corpo e as fêmeas dão luz a filhotes com 40 a 60 cm. Acredita-se que eles alcancem maturidade sexual por volta dos 30 anos e sua longevidade é estimada como sendo entre 60 e 130 anos.




Comportamentos
Aparecem regularmente nos mesmos locais e em determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitar certos acontecimentos, como a desova dos corais e o florescimento regular de plâncton. Por esta razão, tornaram-se o centro de uma grande indústria de ecoturismo em algumas partes do mundo, principalmente na costa ocidental da Austrália, onde os mergulhadores fazem fila para ter a oportunidade de nadar junto com estas dóceis criaturas que ao contrário de outros tubarões, não atacam o Homem.




Curiosidades
- Este animal é o maior peixe dos oceanos;




Ameaças de extinção
Este animal é ameaçado essencialmente pela caça.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum