[ Tartaruga-de-Couro ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Tartaruga-de-Couro ]

Mensagem  Admin em Sex Abr 24, 2009 6:23 pm
















Introdução/Características
A tartaruga-de-couro é a maior de todas as tartarugas, com tamanho médio em torno de 2 m de comprimento por 1,5 m de largura e 700 kg de peso, embora já tenha sido encontrado um exemplar considerado o maior já registado, com 900 kg e 3 m de comprimento . Tem uma carapaça negra, constituída de tecido macio. As suas principais características são: crânio muito forte; presença de palato secundário; cabeça parcialmente ou não retráctil; extremidades em forma de barbatas não retracteis cobertas por numerosas placas pequenas.




Habitat/Distribuição
Esta Tartaruga espalha-se por todo o globo desde do Alasca até Nova Zelândia. Em termos globais existem 3 populações distintas: a do Oceano Atlântico, a do Oceano Pacifico e a do Oceano Indico. São encontradas em aguas profundas e em terra onde depositam os ovos embora evitem praias onde existam corais.




Alimentação
A alimentação preferencial desta tartaruga é constituída por medusas e ctenóforos.




Reprodução
O acasalamento ocorre enquanto as tartarugas nadam. Desova na areia da praia de 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos por ninho. Normalmente mais da metade do ninho consiste de ovos pequenos e sem gema (não férteis). A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura "ótima" é por volta de 29º C.




Comportamentos
Os seus hábitos são pouco conhecidos. Sabe-se que a tartaruga-de-couro gosta dos mares quentes e temperados. É encontrada em todos os mares tropicais e até mesmo perto da costa européia do Atlântico. Usando as patas como nadadeiras, ela nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas. Como as outras tartarugas, ela desova na areia das praias.
A tartaruga-de-couro vive sempre em alto-mar, aproximando-se do litoral apenas para desova. É uma das mais antigas, encontradas nos oceanos do mundo inteiro, das margens do círculo ártico às águas do Pacífico, ao redor da Nova Zelândia.
Elas migram a centenas de quilômetros, todos os anos, em busca de comida. Os machos nunca abandonam a água, mas as fêmeas saem do litoral, a cada 3 ou 4 anos, para colocar seus ovos e podem desovar até dez vezes numa temporada




Curiosidades
- Estas tartarugas são as maiores de todas as tartarugas marinhas;
- A carapaça é única, em vez de placas duras é coberta por uma camada contínua de pele fina e possui uma série de sulcos longitudinais.
- Estes seres existem à aproximadamente 100 milhôes de anos.




Ameaças de extinção
Em perigo de extinção pela caça e destruição do habitat. Por causa do hábito alimentar, freqüentemente confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e correm o risco de morrerem por indigestão. Adultos são capturados em redes flutuantes para pesca pelágica e por linhas longas (Long-Lines) usadas para pesca de atum. Não há pesca comercial para esta tartaruga, mas em alguns lugares sua carne é usada como isca na pesca de tubarões.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum