[ Esquilo-Vermelho ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Esquilo-Vermelho ]

Mensagem  Admin em Qui Abr 30, 2009 11:40 am














Introdução/Caracteristicas
O esquilo-vermelho é uma espécie de esquilo pertencente ao género Sciurus. É um roedor omnívoro que habita árvores, sendo muito comum por toda a Eurásia.
O esquilo-vermelho tem um comprimento típico de 19 a 23 cm (excluindo a cauda), uma cauda entre 15 e 20 cm de comprimento e um peso entre 250 e 340 g.
A cor da pelagem do esquilo-vermelho varia com a estação e a sua localização.
O ventre é sempre branco-creme. O esquilo-vermelho muda o pêlo duas vezes por ano. Os tufos de pêlo são uma característica específica do esquilo-vermelho.
Possui também garras aguçadas e encurvadas que permitem trepar às árvores, mesmo que os ramos estejam caídos.



Habitat/Distribuição
O esquilo-vermelho habita a floresta conífera, encontrando-se também em florestas temperadas caducifólias.
Existem em quase toda a Europa, boa parte da Sibéria, norte da China, Península Coreana e norte do Japão.
Em Portugal, o esquilo-vermelho desapareceu no século 16 mas nos anos 90, populações vindas de Espanha voltaram a colonizar o Norte do país.



Alimentação
Esta especie alimenta-se de sementes de árvores, conseguindo limpar cones de coníferas para obter as suas sementes. Também se alimentam de determinados cogumelos, ovos de pássaros, bagas e rebentos de plantas. Também podem remover a casca de árvores para aceder à seiva. É capaz de coleccionar cogumelos e secá-los em árvores.



Reprodução
O acasalamento pode ocorrer no final do Inverno, durante Fevereiro e Março, e no Verão, entre Junho e Julho. Uma fêmea pode originar uma a duas ninhadas por ano; cada ninhada tem normalmente três ou quatro crias mas pode ter até seis. A gestação dura 38 a 39 dias. A mãe toma sozinha conta das crias, que nascem indefesas, cegas e surdas e pesando entre 10 e 15 g.
Durante o acasalamento, os machos detectam as fêmeas que se encontram no cio através de um odor que elas produzem.
É normal diversos machos correrem atrás da mesma fêmea até que o macho dominante conseguir acasalar. Machos e fêmeas acasalam múltiplas vezes com diversos parceiros.



Comportamentos
É um animal solitário, tímido e relutante em partilhar comida. No entanto, fora da estação de acasalamento, e especialmente no Inverno, diversos esquilos-vermelhos podem partilhar um ninho para se manterem quentes. A organização social é baseada numa hierarquia de dominância entre sexos e dentro de cada sexo.
Entre 60% e 80% do seu período activo pode ser passado na busca de alimento.
O período activo do esquilo-vermelho é a manhã e ao anoitecer. Descansa durante o dia no seu ninho, evitando dois perigos dessas horas: o calor e a maior visibilidade a aves de rapina. Durante o Inverno, este descanso diurno é mais curto ou ausente.



Curiosidades
- Pensa-se que a longa cauda do esquilo o ajuda a manter o equilíbrio e postura quando salta de árvore em árvore e corre ao longo de ramos, podendo também ajudar o animal a manter-se quente durante o sono.
- O esquilo-vermelho também foi introduzido em áreas verdes urbanas como o Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, e o Jardim Botânico de Coimbra.


Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum