[ Jaguar ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Jaguar ]

Mensagem  Admin em Qui Nov 27, 2008 12:14 pm
















Introdução/Características
O jaguar (Panthera Onca), é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano.
Podem medir 2,00 m, ter 80 cm de altura e pesar cerca de 90 kg e a sua esperança de vida ronda os 30 anos.




Habitat/Distribuição
O jaguar é o maior felino do continente americano, que vive num vasto território que cobre o Sul dos Estados Unidos, toda a América Central e quase toda a América do Sul. Este felino prefere viver em florestas tropicais, onde se sente camuflado e em segurança.




Alimentação
Este animal alimenta-se geralmente de tapires, capivaras, javalis, tamanduás e até mesmo jacarés. O seu alimento pode ser também grandes serpentes em situações de falta de alimento.




Reprodução
Na época do cio, estes animais percorrem longas distância para encontrar um parceiro. Os jaguares fazem gestações de 100 a 108 dias, nascendo normalmente duas ou três crias. Depois de nascerem, as crias são protegidas pela mãe, até que esta as considere capazes de caçar e sobreviver sozinhas, o que só acontece após um ano de idade.




Comportamentos
Animal de hábitos solitários, o jaguar gosta de vaguear por longos espaços, procurando sempre um local onde a caça abunde, não se fixando muito a um território.
Como o leopardo, o jaguar gosta de subir às árvores onde devora as suas presas. Apesar da sua enorme agilidade, faz emboscadas para capturar as suas presas terrestres. Este gosta de capturar cervídeos e capivaras, mas também, consegue dominar com muita facilidade um lama, ou mesmo uma cabeça de gado bovino.




Curiosidades
- O jaguar, juntamente com a chita, são os únicos felinos que não rugem;
- Simulações bio-mecânicas mostram que a mordida do jaguar é a mais potente de todos os felinos, superando a do tigre.




Ameaças de extinção
A caça pela pele, a destruição do seu habitat, o isolamento populacional, a caça e o envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do números de jaguares em toda a América.
A onça-pintada extinguiu-se nos Estados Unidos da América em 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum