Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Javali ]

Ir para baixo

[   Javali   ] Empty [ Javali ]

Mensagem  Admin Sáb Fev 21, 2009 1:52 am

[   Javali   ] Er10



[   Javali   ] Nerd210



[   Javali   ] Coiso



Introdução/Caracteristicas

O javali (do árabe djabali, significando porco montanhês), também chamado javardo (Sus scrofa), é um mamífero artiodáctilo, da família Suidae de médio porte e corpo robusto. É a mais conhecida e a principal das espécies de porcos selvagens.
Os javalis são animais de grandes dimensões, podendo os machos pesar entre 130 e 250 kg e as fêmeas entre 80 e 130 kg. Medem entre 125 e 180 cm de comprimento



Habitat/Distribuição Geografica

Os javalis preferem bosques com bastante vegetação onde possam esconder-se, mas também frequentam à noite áreas abertas, assim como áreas cultivadas. Em sua ampla área de distribuição ocupam bosques temperados e até florestas tropicais.
O javali tem ampla distribuição geográfica. Podemos observar Javalis na maior parte da Europa e no Norte da África, junto ao Mar Mediterrâneo. Na Ásia se distribuem pela Sibéria, Ásia Menor, Oriente Médio, Ásia Central, Índia, China, Japão e Sudeste Asiático até a Indonésia. Na Ásia estão excluídos das regiões desérticas e altas cadeias de montanhas.



Alimentação
O javali passa grande parte do dia a vasculhar a terra em busca de comida. É um animal omnívoro, com preferência por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Por vezes, invadem terras cultivadas, especialmente campos de batatas e milho. Incluem Também animais na sua dieta como os caracóis, minhocas, insectos, ovos de aves e até pequenos mamíferos.



Reprodução
O tempo de reprodução, na Europa, vai de Novembro a Janeiro. Neste tempo os machos adultos solitários procuram fêmeas. Ao encontrar um grupo de fêmeas que lhe interesse, o macho começa por expulsar os machos do ano anterior, se for necessário, luta contra os rivais para conquistar as fêmeas. As lutas pelas fêmeas podem ser ferozes, muitas vezes os machos terminam feridos pelos caninos dos rivais.
A gestação dura cerca de 110 dias, os nascimentos ocorrem entre Fevereiro e Abril. As ninhadas tem entre 2 a 10 leitões, que após uma semana após terem nascido já podem acompanhar a mãe nas suas buscas por comida. O desmame acontece aos 3 ou 4 meses de idade.
As crias com menos de 6 meses são amarelas, raiadas de castanho escuro. A partir dos 6 meses a pelagem torna-se avermelhada, progressivamente a pelagem vai escurecendo até tomar uma tonalidade cinzenta escura, neste momento em que a cria passa a ser considerada um javali adulto.
A maturidade sexual é alcançada aos 8 ou 10 meses, os machos jovens são impedidos de acasalar pelos machos mais velhos.



Comportamentos

O javali é sociável não é territorial. Reúne-se em grupos, normalmente, com três a cinco javalis, formado pelas fêmeas e suas crias, embora possam ser encontrados grupos superiores a vinte indivíduos. A fêmea do javali, quando já é mais madura é a fêmea dominante pois tem maior idade e tamanho e sempre fica um pouco mais afastada do grupo como uma Guarda, e geralmente dá sua vida para que os membros do seu grupo fujam.
O javali, durante o dia, é sedentário e descansa em tocas, onde faz seu ninho. Durante a noite é bastante activo, e chega a percorrer distâncias que podem variar entre os 2 e 14 km por noite.
Este animal costumam tomar um banho lama que tem várias funções para o javali, como por exemplo para regular a temperatura do corpo pois os javalis não suam por terem glândulas sudoríparas atrofiadas. Durante a época do cio os banhos são reservados para os machos adultos.



Curiosidades
- O tempo de vida médio é de cerca de 20 anos em cativeiro.
- No período do cio, os machos que estão na idade reprodutora são bem mais solitários.
- O grunhido do javali chama-se arruar.
- Nas corridas pratica um rápido galope mas mantêm-no por um curto período de tempo.
- O banho de lama é importante para as relações sociais da espécie e a selecção sexual.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

https://ap12aanimais.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos