Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Enguia ]

Ir para baixo

[   Enguia   ] Empty [ Enguia ]

Mensagem  Admin Sex Mar 06, 2009 7:14 pm


[   Enguia   ] Enguia



[   Enguia   ] Nerdhk0



[   Enguia   ] Fffewy




Introdução/Características
A enguia é um peixe actinopterío, existem várias espécies de enguias mas todas pertencem ao género Anguilla.Este animal nasce no oceano Atlântico onde ainda é uma espécie de larva, é arrastada pelas correntes marítimas, passado alguns anos vão para ribeiros e rios onde se irão reproduzir e morrer.
Este peixe tem um ciclo de vida no mar e na água doce, onde se reproduz e morre. O seu corpo é longo e cilíndrico que possuí barbatana dorsal que se une à cauda, escamas ovais, o seu focinho cónico e tem 2 narinas e no seu maxilar existem dentes pequenos mas aguçados e fortes. É mais activa durante a noite. Esta também tem a capacidade de poder sair da água e movimentar-se nas margens mais húmidas, para se poder introduzir num outro meio aquático mais próximo.



Habitat/Distribuição
A enguia vive maioritariamente no fundo dos rios e barragens, esta prefere rios com águas correntes, oxigenadas, pouco frias e leitos com areia ou lodo ou com vegetação densa. Este animal existe em abundância, no nosso país, devido à proximidade que a foz está do rio e também porque chove muito anualmente. Os machos normalmente encontram-se nos estuários e as fêmeas na parte superior dos cursos de água.
A Distribuição Global da enguia é que esta encontra-se nos estuários dos rios que desaguam no oceano Atlântico, mar do Norte, no Báltico e no Mediterrâneo e podem também aparecer no mar Negro.



Alimentação
A enguia alimenta-se de vários tipos de alimento, logo é omnívora. O seu alimento pode ser matéria mineral, material vegetal (como algas mais pequenas), detritos, macro-invertebrados aquáticos e alguns peixes. Em alguns estuários elas alimentam-se de anfípodes, caranguejos decápodes, poliquetas, bivalves, isópodes. Mas em água doce ela pode ingerir larvas aquáticas, dipteros, ninfas de efémerópteros e oligoquetas.



Reprodução
Após uns longos 5 ou 12 anos estas criaturas no início do Outono regressam ao Mar dos Sargaços, onde se vão reproduzir. Esta actividade é feita nas profundezas, por volta dos 300 aos 700 metros, onde a temperatura é de 16ºC ou 17ºC. Cada fêmea pode produzir 1 milhão de ovos e por vezes mais. A incubação dura entre os 30 dias e quando eclodem das larvas ficam dissimuladas em pequenas algas à deriva e são arrastadas pela chamada corrente do Golfo que cruza o oceano.



Comportamentos
Este animal passa grande parte da sua vida em água doce, e mmigra para o mar onde se vai reproduzir. Estas tem uma maturação sexual tardia, nos machos ocorre entre os 6 e os 12 anos e nas fêmeas entre os 8 e 13 anos. Quando alcançam a maturidade sexual elas migram para o mar. Esta viagem pode durar alguns meses, e nestes as enguias não se alimentam, por isso é que os adultos após a reprodução morrem devido ao cansaço e fome, decorre normalmente no mês de Fevereiro. As larvas eclodem passadas 24 horas após a fecundação vão ser arrastadas pela corrente do golfo em direcção a noroeste. Passados os 2 ou 3 anos do seu nascimento chegam finalmente às costas europeias, e por esta altura estão transformadas em angulas, que é um forma mais transparente e esbranquiçada do que a enguia adulta, e iram iniciar a sua viagem para o interior dos rios onde vão estar até crescer e se tornar uma enguia adulta para depois se poderem reproduzir.




Curiosidades
-As enguias, quando atingem a idade adulta, regressam novamente para o mar para se reproduzirem. Mas há casos em não podem regressar porque ficam presas em poços, tanques ou lagoas. Nestes casos as enguias tornam-se estéreis e crescem muito, podendo por vezes viver 55 anos.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 09/10/2008

https://ap12aanimais.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos