Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Tucano-de-peito-branco ]

Ir para baixo

[   Tucano-de-peito-branco   ] Empty [ Tucano-de-peito-branco ]

Mensagem  Danilo Qui maio 21, 2009 1:13 am


[   Tucano-de-peito-branco   ] Tucanopeitobranco




[   Tucano-de-peito-branco   ] Tucanopeitobranco2




[   Tucano-de-peito-branco   ] Tucanopeitobranco1




Introdução/Características
O Tucano-de-peito-branco (Ramphastos tucanus) é uma espécie amazónica de tucano. São os maiores representantes dos tucanos, com os seus 55 a 61 cm de comprimento. O bico é longo e resistente, mas muito leve, graças à sua estrutura interna relativamente oca. O bico dos tucanos pode ter várias funções: obter alimento (permitindo-lhes recolher frutos de outro modo inatingíveis e pilhar com facilidade os ninhos de outras aves); defesa ou estabelecimento de dominância em relação a aves da mesma espécie ou outras aves competidoras pelo alimento; impressionar as fêmeas no ritual de casalamento; perfurar os troncos das árvores; e catar parasitas da plumagem em locais de outro modo inacessíveis. A plumagem é negra na região dorsal do corpo, no abdómen e na cauda; as supracaudais são brancas e as subcaudais têm cor laranja-avermelhada; o peito é branco, mais amarelado ao centro; a zona periocular (em torno dos olhos) é azul (internamente) e alaranjada (externamente); o bico é alaranjado, com uma linha basal negra e uma mancha na extremidade da mandíbula superior também negra. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás).




Habitat/Distribuição
Encontram-se nas Guianas, em várias regiões do Brasil, no Peru, na Bolívia e na Argentina. Vivem zonas de vegetação ripária (junto a linhas de água) e na orla de florestas, em savanas, campos de cultivo, pomares e, ocasionalmente, em zonas ajardinadas na periferia de zonas urbanas; podem ser vistos até aos 1750 metros de altitude.




Alimentação
Alimentam-se de frutos, insectos, ovos e crias de aves. São importantes dispersores de sementes.




Reprodução
A época de nidificação varia com a localização geográfica. Os cuidados mútuos da plumagem e baterem-se com os bicos fazem parte dos rituais de acasalamento. Nidificam em ocos de árvores ou em buracos em termiteiras terrestres abertos por outras aves. O ninho é mantido limpo pelo menos na fase inicial da nidificação. Cada postura consiste em dois a quatro ovos, que são incubados por ambos os elementos do casal, durante 17 a 18 dias. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos progenitores durante os primeiros tempos de vida) e são alimentadas por ambos os progenitores (principalmente com alimentos de origem animal, durante os primeiros tempos). As crias nascem com calosidades nas patas que assentam no chão do ninho (em vez das próprias patas) e caem quando as aves estão prontas para abandonar o mesmo, aos 43 a 52 dias de idade. Atingem a maturidade sexual aos dois a três anos de idade.




Comportamentos
Procuram alimento nas copas das árvores e, ocasionalmente, no solo. Apanham os alimentos com a ponta do bico e abrem-no enquanto atiram a cabeça para trás, de modo a que aqueles caiam na garganta. Vivem em pequenos bandos com cerca de sete indivíduos. Os tucanos gostam de brincar simulando duelos com os bicos.




Curiosidades
- Os tucanos têm dois dedos para frente e dois para trás, facilitando assim a aderência nos galhos.
- Os indígenas acreditam que quando um bando barulhento de tucanos se junta é porque vai chover. Eles apreciam a plumagem brilhante desta ave e o gosto de sua carne.


Danilo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos