[ Gato ]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[ Gato ]

Mensagem  Admin em Sex Nov 07, 2008 5:39 pm













Introdução/Características
O gato doméstico (Felis silvestris catus) é um animal da família dos Felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas.
O gato têm entre 23 a 25 cm de altura, 46 cm de comprimento corporal e as caudas têm uma média de 30 cm de comprimento. Os gatos geralmente pesam entre 2,5 e 7 kg.
Os gatos possuem trinta e dois músculos na orelha, o que lhes permite ter um tipo de audição direccional, movendo cada orelha independentemente da outra. Assim, um gato pode mover o corpo numa direcção, enquanto move as orelhas para outro lado. A maioria dos gatos possui pavilhões auditivos orientados para cima.
A temperatura normal do corpo destes animais varia entre 38 e 39 °C.
São digitígrados: andam directamente sobre os dedos; os ossos das suas patas compõem a parte mais baixa da porção visível das pernas. São capazes de dar passos precisos, colocando cada pata directamente sobre a pegada deixada pela anterior, minimizando o ruído e os trilhos visíveis.



Habitat/Distribuição
Sendo um gato doméstico o seu habitat preferencial será nas nossas casas, podendo também viver na rua, o que baixa substancialmente a sua longevidade.



Alimentação
Os gatos são carnívoros. No ambiente selvagem, devoram a presa inteira, conseguindo assim um perfeito equilíbrio nutricional.
A alimentação correcta de um gato irá influenciar a saúde dele para toda a vida. Os gatos não podem comer chocolate, porque contém ácido oxálico que impede a absorção de cálcio e também contem alcalóide tóxico para felinos.
Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo do gato. Estes necessitam de boa quantidade de proteínas e gorduras. Precisam também de hidratos de carbono, sais minerais e vitaminas. Os gatos domésticos precisam de água fresca sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.



Reprodução
O gato apresenta vários ciclos reprodutores ao longo do ano, que podem durar de 4 a 7 dias. Durante este período, as gatas miam mais frequentemente e vários gatos podem lutar por uma mesma fêmea no cio e o que vencer ganha o direito de copular. Ainda que a fêmea, a princípio, recuse a relação sexual, ela acaba por aceitar o macho. Depois da cópula, a fêmea limpa-se e pode ficar muito violenta até que termine todo o acto do acasalamento, uma vez que o ciclo se repita. As gatas podem ter cada óvulo fecundado por um macho diferente, tendo assim, na mesma ninhada, filhotes de pais diferentes.
As gatas alcançam a maturidade sexual entre 4 a 10 meses de idade, e os gatos entre 5 a 7 meses após o nascimento. A gestação dura de 63 a 65 dias, aproximadamente e pode gerar de um a oito filhotes. Os recém-nascidos devem manter-se com a mãe por 60 dias, já que então o gatinho já terá recebido os nutrientes necessários. Separa-los antes desse período seria um erro, devido à possibilidade de que eles morram por falta de alimentação adequada.



Comportamentos
O temperamento das crias varia conforme a ninhada e a socialização. Os gatos de pelo curto tendem a ser mais magros e fisicamente mais activos, enquanto os gatos de pelo comprido tendem a ser mais pesados e letárgicos. Entretanto, a maioria dos gatos partilham um mesmo comportamento: são extremamente curiosos.
Ao contrário do que se pode supor, o gato, no estado selvagem é um animal muito social, chegando a estabelecer colónias mais ou menos hierarquizadas. Possui um instinto natural de caça. Mesmo quando domesticados, os machos tendem as marcar o seu território com urina.
Os gatos possuem um cérebro bastante evoluído, sendo capazes de sentir emoções. Podem sofrer diversos distúrbios psicológicos, tais como stress e depressão. Assim como um ser humano, quando stressados, tendem a ter um comportamento neurótico.
Um comportamento perigoso do gato domesticado é o acto de atravessar ruas, estradas e avenidas. Muitos gatos não medem o perigo ao cruzar vias públicas onde circulam veículos. Geralmente, não olham para os lados e atravessam sem temores.
As fêmeas apresentam um temperamento variável: podem simular ignorar seu dono, dar-lhe atenção, ronronar ou fugir sem razão aparente. O comportamento dos gatos depende de cada indivíduo, do momento do dia e até mesmo das condições climáticas. Enquanto um felino pode ser muito sociável, o outro pode ser completamente arisco. Alguns gatos ficam agitados e adversos ao contacto com humanos à noite. Ainda é possível observar que alguns desses animais ficam agitados quando uma tempestade está por vir, outros adoptam uma posição defensiva onde ficam deitados com as patas recolhidas, aguardando o início da chuva.
Devido a variações constantes no seu humor, é possível dizer que, na maioria das vezes, o temperamento de um gato é imprevisível. Algumas vezes uma cria de um gato, pode apresentar variações de energia, sendo que algumas vezes podem estar mais calmos, outras vezes, mais agitados. Gatos adultos mantêm-se calmos por mais tempo que gatos pequenos, por serem maiores e mais pesados.



Curiosidades
- Precisam com margem de erro de 7.5 cm a localização de um som.
- O tapetum e outros mecanismos dão aos gatos um limiar de detecção de luminosidade 7 vezes menor que a dos humanos.
- O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
- Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
- O campo de visão de um gato é de 185 graus.
- O gato possui um total de 24 bigodes, agrupados de 4 em 4. São usados para medir distâncias.
- O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda erecta enquanto anda.
- Um gato é capaz de saltar 5 vezes a sua altura.

Admin
Admin

Mensagens: 35
Data de inscrição: 09/10/2008

Ver perfil do usuário http://ap12aanimais.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum