Reino Animal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[ Tubarão-touro ]

Ir para baixo

[   Tubarão-touro   ] Empty [ Tubarão-touro ]

Mensagem  Danilo Qui maio 28, 2009 1:25 am


[   Tubarão-touro   ] Tubarao




[   Tubarão-touro   ] Tubarao1




[   Tubarão-touro   ] Tubarao2




Introdução/Características
O tubarão-touro, tubarão-de-cabeça-chata ou tubarão-de-zambezi, é um tubarão da ordem Carcharhiniformes que pode viver tanto em água salgada como em água doce. Atinge de 2,1 a 3,5 metros de comprimento e chega aos 230kg. A coloração do dorso vai desde castanho a cinza escuro, com o ventre na cor branca. Os dentes possuem forma triangular, sendo que os da mandíbula inferior se parecem com pregos, que ajudam a segurar a presa, enquanto os dentes superiores rasgam a carne, por isso causam grandes estragos em pessoas quando essas são atacadas pelo tubarão. Possuem expectativa de vida de 14 anos.




Habitat/Distribuição
Habita nas águas costeiras tropicais e subtropicais em todo o mundo, do lado ocidental da Austrália ao Brasil.
São encontrados perto de costas das praias , mas podem viver por um tempo em rios e lagoas , já foi encontrado 3 km acima no rio Mississipi (nos EUA) e a 4 km acima do rio amazonas ( no Peru ), vivem numa profundidade de 30 m ou até menos de 1 m, são encontrados no Brasil também, principalmente no Recife esta espécie de tubarão é responsável por diversos ataques na praia de Boa Viagem junto com o tubarão tigre, essas duas espécies de tubarão são encontradas facilmente na praia de Boa Viagem.




Alimentação
Principalmente peixes, incluindo outros tubarões (comem até tubarões da mesma espécie). Foram notificados casos de tubarões-touro que se alimentam de tartarugas, golfinhos, pássaros marinhos e até cães.




Reprodução
Os tubarões-touro são vivíparos e dão à luz cerca de 13 crias, depois de uma gestação que dura 1 ano. As crias nascem com 70 cm de comprimento e são encontrados normalmente em baías e em boca de rios, dando à luz em mangues.




Comportamentos
São a principal espécie a atacar humanos em áreas fluviais graças a sua capacidade de resistir à baixa salinidade. Além disso, possuem visão muito fraca, dependendo dos seus outros sentidos para atacar, o que faz com que este tubarão seja extremamente perigoso em áreas com águas de baixa visibilidade.
Os tubarões-touro são também o ser vivo com maior índice de testosterona do planeta, até as fêmeas apresentam-na em nível elevado, sendo muito territorialistas e atacam constantemente outros seres marinhos, mesmo que maiores que ele.




Curiosidades
- Ainda antes de nascerem, estes tubarões são sujeitos à selecção natural, na forma de canibalismo intra-uterino. Assim, embora sejam fecundados quase 50 óvulos ao mesmo tempo, apenas dois completam o seu desenvolvimento e acabam por nascer. Até lá, o embrião mais rápido e forte de cada um dos dois úteros da fêmea alimenta-se dos restantes ovos e embriões.

Danilo

Mensagens : 5
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos